Pular para o conteúdo principal

Destaques

Prefeitura de São Paulo aprova ampliação do aterro de São Mateus: projeto prevê a derrubada de quase 63 mil árvores

Quando o verde dá lugar ao cinza: a ameaça às quase 63 mil árvores de São Mateus  —  e o peso do racismo ambiental. A decisão traz à tona os desafios da cidade em passar a seguir modelos de gestão mais sustentáveis, como o oferecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que inclui reciclagem e tratamento descentralizado. Imagem: Change.org A Zona Leste de São Paulo, uma das regiões mais populosas e carentes de áreas verdes da cidade, está no centro de um debate urgente que transcende a questão ambiental e alcança dimensões de injustiça social. Conforme detalhado no Projeto de Lei Executivo 799/2024 da Prefeitura de São Paulo e em reportagem do Metrópoles, o projeto de ampliação do aterro sanitário de São Mateus pode levar à supressão de  quase 63 mil árvores nativas e em recuperação  em uma área equivalente a dezenas de campos de futebol. Este caso exemplifica um padrão histórico de  racismo ambiental , conforme discutido em análise da NaqīKarbon. Como des...

História

 

BREVE HISTÓRIA



🪴A NaqīKarbon (do árabe Naqī = limpo/puro + Karbon = carbono) nasceu do compromisso com a ciência, a ética e a inovação. Sua origem está enraizada na trajetória de uma Bióloga e pesquisadora, Victoria Alves que, ao longo de anos dedicados ao estudo da fisiologia vegetal e da bioquímica das gramíneas, viu no mercado de carbono uma oportunidade real de transformação — não apenas ambiental, mas também social e econômica.

Diante de um cenário global em que os créditos de carbono ainda são inacessíveis para muitos produtores e onde a rastreabilidade das ações sustentáveis é limitada, decidimos agir. Unindo conhecimento científico, sensibilidade cultural e ferramentas digitais, criamos uma consultoria e uma plataforma dedicadas à descarbonização inteligente e rastreável — com atenção especial aos territórios urbanos, suas vulnerabilidades e potencial de regeneração ética.

Essa visão se fortaleceu com a chegada do nosso cofundador Pedro Boreck, sociólogo formado pela Unifesp e gestor de projetos socioculturais. Com sua experiência em territórios urbanos e sua escuta ativa das comunidades, Pedro potencializou nossa missão de construir uma descarbonização que seja ética, inclusiva e socialmente transformadora.

A NaqīKarbon surgiu para preencher uma importante lacuna: oferecer soluções personalizadas, viáveis e confiáveis, construídas com base em dados, diálogo com os territórios e respeito às práticas locais. Nosso foco em descarbonização urbana inclusiva busca tornar visível e valorizado o protagonismo climático que emerge das cidades, muitas vezes invisibilizado pelas abordagens tradicionais.

Nosso diferencial está em como enxergamos o carbono: não apenas como métrica, mas como potência de regeneração e justiça climática.

Acreditamos que todos devem ter acesso às oportunidades de um futuro de baixo carbono. E é por isso que seguimos firmes, cultivando parcerias, gerando impacto e tornando visível o que antes era invisível: o valor real de práticas sustentáveis conduzidas com responsabilidade e inteligência — nas florestas, nos campos e nas cidades.



NaqīKarbon Consultoria em Descarbonização Sustentável e Urbana com Ética e Rastreabilidade.
📬 Contato | 🌐 naqikarbon.com

Comentários